fbpx

Um novo começo – Network no Reino Unido

Share this post

Um novo começo – Network no Reino Unido

Após 4 anos no UK, posso dizer com alguma certeza, que o simples facto de sair à rua e conhecer pessoas de diferentes culturas, já valoriza bastante a tua experiência e a torna bem melhor.

Os teus primeiros amigos vão ser as pessoas com quem vais viver. Sim, na maioria dos casos isto é verdade e estes são os amigos que se mantêm até ao final do teu curso, isto dado que tiveste sorte na casa/acomodação que escolheste. Porém, este não vai ser o único sítio onde irás fazer amigos, também os vais encontrar na tua turma da universidade, no clube do desporto que escolhes praticar ou até quem sabe numa saída noturna.

Aqui, no UK, fazer amigos é relativamente fácil, não existem praxes, mas sim uma “Welcome Week”, onde poderás participar nas mais diversas atividades e conhecer pessoas. Não precisas de “quebrar o gelo”, pois todos estes estudantes estão exatamente na mesma situação que tu, todos eles estão a debater-se com a mudança de casa dos pais para uma vida de pré-independência.

A título de exemplo, só na minha universidade, atualmente estão cerca de 15000 alunos, dos quais cerca de 40% são internacionais, ou seja, quase 6000 estudantes estão na mesma etapa em que tu estás. Eles próprios estão à procura de fazer amigos, por isso, falar com toda a gente na universidade é um bom começo para conhecer pessoas.

Uma vez que já os conheças minimamente, convida-os para jantar, faz um prato típico português (ou pelo menos tenta, visto que a comida no UK não é nada parecida à nossa) e pode ser que eles também te convidem a conhecer as tradições deles.

O João Oliveira tem 22 anos e estuda Artificial Inteligence, na Anglia Ruskin University.

Para saber um pouco mais sobre o João e como foi a adaptação no Reino Unido, acede ao link para ler a entrevista.