OK Estudante patrocina equipa finalista do CANSAT

OK Estudante patrocina equipa finalista do CANSAT

A OK Estudante patrocina a CANSOLO, uma equipa de estudantes do ensino secundário que passou à fase final no concurso CANSAT, um projeto educativo do ESERO PT organizado pela Agência Espacial Europeia, que desafia jovens a construir um micro-satélite.

O principal desafio dos estudantes é projetar e construir um modelo funcional de um micro-satélite num volume reduzido, o equivalente a uma lata de refrigerante.

Este projeto dá aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática num projeto espacial de pequena escala e a OK Estudante tem o prazer de apoiar iniciativas que possibilitam aos jovens experiências que os enriqueçam. “Envolver estudantes em projetos é a forma mais eficaz de motivá-los para as áreas que estão a estudar”, afirma Raimundo de Sousa, general manager da OK Estudante.

Para chegar à fase final a equipa CANSOLO, que é composta por 4 alunos da escola Francisco Fernando Lopes (Olhão), teve de entregar o projeto do trabalho por escrito e fazer um vídeo que apresentasse a equipa e as funções de cada integrante.

O Miguel Cruz, 18 anos, é o integrante mais velho da CANSOLO e quer seguir carreira em Engenharia Aeronáutica. “Além da nota na cadeira de física, com esta experiência já começamos a adquirir algumas componentes básicas que não aprendemos no curso. Para eles, a maior dificuldade é a informática. “Fazer a programação do micro-satélite é o nosso maior desafio, pois estamos a aprender uma área da raiz e sozinhos. Apesar de termos professores que nos auxiliam, ficar a ver tutoriais na internet durante horas e horas para aprender como se faz, é uma das coisas que no início está a ajudar-nos”, conta Miguel.

 

A escolha do nome

Além dos interesses académicos, uma das coisas que os uniu é serem fãs do StarWars e foi assim que eles escolheram o nome da equipa. Miguel contou que ficaram a pensar cerca de duas semanas e foi quando se lembraram do CANSAT (nome da competição), HAN SOLO (nome do novo filme do Star Wars) e porque não CANSOLO? E a partir disso, toda a temática da equipa foi inspirada no Star Wars.

 

 Equipa Can Solo a esclarecer dúvidas

 

Share this post