Ano Zero

ATRAVÉS DO ANO ZERO ENTRAS
JÁ NA UNIVERSIDADE

O Ano Zero é destinado aos estudantes que:

Tem 17 anos ou mais até ao final do ano, que tenham frequentado o ensino secundário nos cursos científico-humanísticos, profissional, artístico, recorrente e que:

  •  Não tenham efetuado os exames nacionais;
  • Tenham efetuado o exame de acesso ao ensino superior, mas não tenham obtido a nota mínima necessária;
  • Tenham efetuado um exame de acesso ao ensino superior, há mais de 3 anos;
  • Pretendem ingressar numa área diferente da estudada no ensino secundário;
  • Tenham concluído o ensino secundário com notas baixas;
  • Não tenham concluído o último ano do ensino secundário.
ano zero será para ti

O Foundation Year é um curso preparatório de estudos pré-universitários, com duração de um ano letivo, que tem por objetivo preparar-te para o primeiro ano do curso pretendido, igualando o teu nível de conhecimento com o de um estudante que não tem essa necessidade, preparando-te para acompanhares bem a matéria a ser estudada na universidade. No Foundation Year irás adquirir um inglês académico, aprenderás técnicas para redigir dissertações, metodologias de pesquisa e terás aulas introdutórias já na área da licenciatura que pretendes estudar.



Através do Foundation Yaer tens acesso à maioria dos cursos universitários. Existem Foundation Courses diferentes, cada um desenhado para áreas especificas, tais como: Artes, Desenho, Negócios, Economia, Finanças e Gestão, Arquitetura, Comunicação, Marketing, Tecnologias, Computação, Engenharias, Ciências Médicas, Enfermagem, Humanidades e Ciências Sociais, Educação e outros mais.

Em vez de ficares retido no ensino secundário, a tentar concluí-lo, a não progredires e acabares por desistir dos estudos, estarás já dentro do campus da universidade a frequentar o ano preparatório e a adaptares-te ao meio universitário. Sabendo que no final desse ano terás o acesso assegurado ao primeiro ano do curso que pretendes fazer. Muito possivelmente, no final desse período, terás passado de aluno insuficiente a aluno com uma melhor preparação do que aqueles que acabaram por ingressar no primeiro ano do curso sem terem vivido a mesma experiência que tu. Será um ótimo começo!

As propinas são 100% financiadas pelo governo britânico através do student finance e só irás começar a pagar o financiamento, um ano após teres concluído a licenciatura e se obtiveres um rendimento anual superior a 21.000 £, ou seja, se vier a auferir um salário mensal superior a 1.900 €. Porém, fica atento porque esta oportunidade pode acabar em breve.

Quase todas as universidades britânicas oferecem estes programas. Dependendo do teu histórico escolar, do teu nível de inglês e do curso superior que pretendes, há que identificar a universidade adequada, mas com certeza encontrarás uma compatível com os objectivos.

Deves enviar a candidatura o quanto antes, quanto mais rápido melhor porque está-se a aproximar o deadline. O período oficial de candidaturas às universidades inglesas encerra já no próximo dia 30 de junho. Porém, a OK Estudante é agente oficial em Portugal de várias universidades e possui canal direto com muitas delas, o que permite encaminhar as candidaturas mesmo depois desta data.

Precisas fazer um exame de inglês no Brtish Council ou nas instalações da OK Estudante que é o centro oficial de exames de inglês para acesso a várias universidades do Reino Unido. Contudo, esta oportunidade também está ao alcance de estudantes com nível de inglês mais baixo porque existem Foundation Courses desenhados para alunos com nível de inglês a partir de 5.0 IELTS, correspondente a um B1.

Pessoas de qualquer idade podem candidatar-se a uma licenciatura nas universidades britânicas, incluindo o Foundation Year se necessário.